segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MODULAÇÃO ASK

MODULAÇÃO ASK
  A modulação por chaveamento de amplitude (ASK) consiste em alterar o nível de amplitude da portadora em função de um sinal de entrada com níveis de amplitude discretos.

  O princípio da modulação ASK pode ser definido pela modulação por chaveamento de amplitude – binário (BASK), ou seja, o sinal modulante assume um dos dois níveis discretos existentes da fonte de informação (nível lógico "0" ou "1"). Na figura 1 é apresentado um sinal modulado BASK, a menor amplitude corresponde ao nível lógico "0" e a maior amplitude corresponde ao nível lógico "1".

 
                                               FIGURA 1 – SINAL MODULADO BASK
 
   O sinal BASK pode ser definido de acordo com a equação 2.1, podendo ser representado por uma função com frequência frequência fundamental fixa correspondente ao sinal da portadora e com variação de amplitude correspondente ao sinal de infomação do sistema em função do tempo.


  Considerando que a entropia da cada símbolo da modulação BASK é de 50%, ou seja, a quantidade de informação corresponde a uma unidade e a probabilidade de ocorrência é de 50%, pode-se definir que a amplitude média do sinal modulado corresponde a média entre os níveis de amplitude de cada símbolo. Portando o índice de modulação é definido pela equação 2.2.

 
   O sinal BASK pode ser obtido pelo produto de uma portadora cossenoidal e uma onda quadrada. Na figura 2 é apresentado o espectro de frequência do sinal BASK, a banda mínima de transmissão é definida como Bmín.

                      FIGURA 2 – ESPECTRO DE FREQUÊNCIA DA MODULAÇÃO BASK

   A banda mínima necessária para a transmissão de informação varia do resultado entre a diferença da frequência da portadora e do sinal de informação até a soma entre a frequência fundamental da portadora com a frequência do sinal de informação.

    Considerando a utilização da banda mínima necessária (Bmín na figura 2) para a transmissão de informação, pode-se definir o sinal BASK conforme a equação 2.3.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário